Tel: (+55 61) 3322-3356 - institutolumiart@gmail.com

SOBRE NÓS

O Instituto LUMIART tem uma gama de projetos realizados. Além das áreas social, audiovisual, eventos e empreendimentos, atuamos nas modalidades de Teatro, Dança, Música, Grafite, Fotografia, Beleza e oficinas artísticas e profissionalizantes. Incentivamos o público alvo a sonhar e, principalmente, a transformar seus sonhos em realidade.

Temos uma vasta experiência na área social; Fazemos filmes e todo tipo de conteúdo audiovisual; realizamos eventos de grande e pequeno portes, e estamos iniciando uma promissora trajetória no campo dos Empreendimentos Sociais.

Acreditamos que cada um dos nossos integrantes tem tudo para ser o melhor no caminho escolhido para trilhar.

Importantes Parceiros contam e acreditam no trabalho diferenciado que o Instituto LUMIART desenvolve. Para nós tudo é possível, estamos aqui para incentivar, ajudar, transformar, fortalecer e iluminar vidas.

O Lumiart – Instituto Cultural e Social, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sob CNPJ 11.881.500/0001-04, criado em 2009, tem como principal finalidade a promoção da defesa dos direitos sociais de Crianças, Adolescentes, jovens e Adultos.

A Equipe é formada por multiplicadores com histórias fortes, complexas e impactantes. Cada multiplicador tem como missão trabalhar na socialização e ressocialização de 10 integrantes, promovendo-se desta forma um grande trabalho de rede. O Instituto desenvolve atividades em Regiões Administrativas do Distrito Federal, nos Municípios de Ingazeira e Iguaracy/PE, no Município de Águas Lindas de Goiás/GO e no Município de Unaí/MG.

Somos um Instituto que pensa e age com a Missão de transformar vidas, por meio da arte e do que chamamos de REVOLUÇÃO DA OPORTUNIDADE. Para alcance de nossa Missão o principal ponto de partida é o AMOR. Acreditamos no potencial do amor. Como dizia Albert Einstein “Se tiveres de escolher entre o mundo e o amor…escolhe o amor e com ele conquista o mundo!”

Nossa Missão é prevenir e enfrentar a violência e o uso de drogas, bem como minimizar os prejuízos ocasionados pela fome e pela desestrutura familiar. Os principais mecanismos que utilizamos são o afeto, a capacitação profissional e a arte-educação.

Vamos REVOLUCIONAR!

Em 2009 o Lumiart deu início ao “Projeto Nota 10” , que foi selecionado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) como um dos projetos modelo no desempenho de prevenção e enfrentamento à violência.

Em 2010 teve o patrocínio da PETROBRAS para realizar o projeto “Pra Ficar de Boa com as Crianças” e os documentários “Os 50 Anos do Boi de Seu Teodoro” e “Grito de Liberdade”.

Entre os anos de 2011 e 2015 produziu o documentário de longa-metragem “Pedra do Mal”, em parceria com a SECult|DF e a PETROBRAS.

Nos anos de 2012 e 2013 o Instituto Lumiart realizou, sob o patrocínio da CAIXA e da PETROBRAS , os eventos “Show Nota 10”, “I Encontro de Cultura Popular do Entorno” e “Sarau Nota 10″.

Em 2013 o Instituto Lumiart firmou convênio com o Ministério da Justiça e executou a Série “A Vulnerabilidade das Comunidades Indígenas Contemporâneas no Brasil”.

Em 2014 , o Instituto Lumiart foi contemplado no Edital SENAD/20014 , para reestruturação do Projeto Nota 10 .

Em 2015 recebeu o Patrocínio do SESI – CN para montar o Salão de Beleza Nota 10.

No ano de 2016 recebeu Menção Honrosa do Governo do Distrito Federal pela importância do trabalho voluntariado que desenvolve e teve o Patrocínio do Banco Regional de Brasília – BRB para realizar o Encontro Sociocultural de Enfrentamento á Violência.

Em 2017 e 2018 efetivou quatro convênios com a Secretaria da Criança|DF. Ainda, em 2018 realizou também uma parceria com o SESI – CN para realizar o Dia Cultural da Beleza e um convênio com a SECult\DF para realizar o Plano Nota 10 de Enfrentamento á Violência. No mesmo ano houve o lançamento do filme documentário Os Pioneiros , fruto do edital da Terracap.

Em 2019 , o Lumiart é responsável pela gestão do calendário cultural do Complexo Cultural de Planaltina , em conjunto com a SECult|DF.

Lançamos uma linda revista em comemoração à nossa primeira década de transformações. Clique e veja que incrível!

Open Book

Nossos trabalhos são reconhecidos e certificados.

  • CDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente/DF)
  • CONEN (Conselhos de Políticas sobre Drogas/DF)
  • CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes/GO)

CONHEÇA NOSSA FUNDADORA

Núbia Santana

No ano de 2008, nossa Presidente de Honra, a Sertaneja de Iguaracy/PE, Ex Miss Pernambuco, Cineasta e Ativista Social Núbia Santana, após a produção de seu primeiro filme de longa metragem, Pra Ficar de Boa , deparou-se com a urgente necessidade de atender aos pedidos de oportunidade feitos pelos participantes do filme. O LUMIART surgiu, portanto, com a finalidade de atender o público alvo participante do filme. Núbia foi carvoeira e, como ressalta, é fruto da fome. Sua missão no Instituto Lumiart sempre se pautou em prevenir e enfrentar a violência e o uso de drogas, assim como prevenir e minimizar os prejuízos ocasionados pela fome e pela desestrutura familiar.